Tour da Soja 2019

Tour da Soja 2019

No dia 28 de fevereiro foi realizada o quarto e último dia de campo de 2019, do Tour da Soja/ILP, realizado pela Fundação Chapadão na Faz. Lote 18 Irmãos Palombo na BR 060 em Paraíso das Águas.

O professor de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Rafael, propôs aos alunos da disciplina e aos integrantes do grupo PET a participarem do evento. O ônibus saiu da faculdade pela manhã e retornou a faculdade logo após o almoço que foi realizado na Copper (cooperativa da região). O ônibus continha ao total 16 alunos, sendo que 5 desses, eram integrantes do PET.

Ao chegar ao local do evento, os alunos realizaram suas inscrições e foram separados dois grupos. O evento tinha por volta de 170 pessoas, e se procedeu da seguinte forma:

O primeiro grupo seguiu para mini palestras, a primeira ministrada por André que atualmente é  pesquisador na área de Fertilidade e Nutrição de Plantas da Fundação Chapadão. Na oportunidade André falou brevemente sobre Integração Lavoura-Pecuária, mostrando sua importância em rotação com a cultura da soja em áreas de solo arenoso.

Posteriormente o também pesquisador da Fundação Chapadão Marcelo Arf, falou rapidamente sobre benefícios da palhada para o solo, em rotação com a cultura da soja, segundo Marcelo a rotação deve ser da seguinte forma:  1° ano: abertura/correção/formação palhada/pastejo. 2º ano: pastejo/semeadura/soja/safra/carne. Também foi apresentado de maneira sucinta as vantagens da utilização da agricultura de precisão nos dias atuais.

Logo após o grupo seguiu para o stand da FMC, onde os representantes da empresa na região Eliel e Alexandra, apresentaram a empresa e parte do portfólio de produtos da empresa, dando ênfase nos produtos SEED+ e CROP+ onde foram apresentados seus benefícios, características e a comparação dos tratamentos utilizando os dois produtos da FMC e com tratamentos feitos com os produtos das empresas concorrentes.

O grupo seguiu então para o Stand do Grupo Vittia o RTV da empresa Adilson nos apresentou a empresa, e  o pesquisador da empresa Eduardo ministrou uma breve palestra sobre coinoculação.

Após isso, o grupo seguiu para a segunda etapa do evento, na qual ocorreu apresentações das principais cultivares de Soja cultivadas da região.

As empresas participantes foram: Uniggel, BRASMAX, Fundação Meridional, Embrapa, KWS, Sementes Germinex, Nidera sementes, Syngenta, SEEDCORP, GMAX, Caraíba, Ipiranga, BASF, TMG, LG, Brevant, Fundação Pró- Sementes, BAUP, Guaiá, Pioneer e ADVANTA.



Luiza Roriz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.