TecnoAgro 2019

TecnoAgro 2019

Nos dias 13 e 14 de março foi promovida a 22ª Edição da TecnoAgro, com o tema “Inovação e Segurança no Agronegócio”. A TecnoAgro é um evento promovido há vinte e dois anos pela Fundação Chapadão em parceria com grandes empresas do agronegócio, neste ano a feira contou com mais de 60 expositores que trouxeram novidades, avanços tecnológicos e resultados nas mais variadas áreas do agronegócio, houveram também oficinas técnicas organizadas pelos pesquisadores da Fundação Chapadão. Além destes, o evento contou com diversas palestras como: “Agricultura digital: A realidade da inovação presente no dia-a-dia com o produtor”, “Agronegócio: Comercializando na era digital”, “Inovação e tecnologia no transporte rodoviário de cargas” e “Mulheres do agro: Juntas alimentam o mundo”.  

Como de costume, nos últimos anos o Grupo PET Agronomia e Eng. Florestal é um dos expositores do evento, e neste ano não foi diferente. Para a 22ª edição da TecnoAgro o Grupo contou com o patrocínio da Fundação Agrisus, que possibilitou a realização de diversas palestras e a demonstração da área experimental.

No primeiro dia (13-03) do evento as 16 horas o Professor Doutor Ricardo Gava ministrou a palestra “El niño e la niña: Como afetam a agricultura brasileira” na qual o professor explanou sobre a importância do clima para a agricultura e os efeitos que os fenômenos meteorológicos el niño e la niña provocam em cada região do pais. A palestra durou aproximadamente uma hora e vinte minutos e contou com a presença de 72 ouvintes, sendo estes: estudantes, produtores e professores.

Já na quinta-feira (14-03) as 10 horas o Engenheiro Mestre Luís Fernando M. Namba ministrou a palestra “BraSol – Soluções em energia solar” na qual pode demonstrar as inovações na utilização da energia solar, o quão sustentável e rentável pode ser esse investimento no agronegócio, trazendo retornos a curto, médio e longo prazo. A palestra durou aproximadamente uma hora e contou com a presença de 43 ouvintes. Logo após, o gerente do Banco do Brasil Anderson Takusi Okahara ministrou uma breve palestra com cerca de vinte minutos sobre o tema: “Linhas de crédito para investimento em tecnologia e inovação” onde falou sobre as facilidades para se conseguir um financiamento para investimentos nas propriedades rurais e afins, o quão lucrativo pode ser para o produtor.

Ainda na quinta-feira, as 16 horas o Professor Doutor Cid Naudi Silva Campos ministrou a palestra “Diagnose nutricional de grandes culturas”, durante sua fala o professor deixou claro a importância de se conhecer as necessidades nutricionais das culturas, os sintomas visíveis de deficiência, conhecer as particularidades de cada região para obter altos tetos produtivos. A palestra durou certa de uma hora e vinte minutos e contou com a presença de 51 ouvintes, sendo estes: estudantes, produtores e professores.

Durante todo o evento houve a exposição da área experimento organizada pelos discentes do Grupo PET, na qual foi exposto: “Épocas de dessecação para adiantamento do plantio e doses de ureia” onde pode ser observado a importância da dessecação antecipada, como a adubação com ureia afeta a relação C/N acelerando a decomposição da cobertura. O grupo também promoveu doação de mudas de arvores nativas do Cerrado. Durante o evento 23 produtores visitaram a área experimental, onde foi possível uma troca de conhecimentos entre produtores e petianos.

O Grupo PET Agronomia e Engenharia Florestal agradece primeiramente a Fundação Chapadão pela doação de duas quadras para a participação no evento, a Fundação Agrisus pelo patrocínio fundamental para a montagem do stand e área experimental, as empresas Mult Seguraça e Agromano, que também nos apoiaram neste evento.

Imagem 1: Área experimental demonstrativa
Imagem 2: Abertura da palestra do Prof. Dr. Ricardo Gava
Imagem 3: Prof. Dr. Ricardo iniciando a palestra
Imagem 4: Publico da palestra: “El niño e la niña: como afetam a agricultura brasileira”

Imagem 5: Publico da palestra: “El niño e la niña: como afetam a agricultura brasileira”

Imagem 6: Espaço técnico para empresa Multi Segurança
Imagem 7: Luís Fernando ministrando a palestra “BraSol – Soluções em energia solar”
Imagem 8: Publico da palestra “BraSol – Soluções em energia solar”

Imagem 9: Publico da palestra “BraSol – Soluções em energia solar”
Imagem 10:
Anderson Takusi Okahara explanando sobre “Linhas de crédito para investimento em tecnologia e inovação”
Imagem 11: Prof. Dr. Cid Naudi ministrando a palestra: “Diagnose nutricional de grandes cultura”

Imagem 12: Publico da palestra: “Diagnose nutricional de grandes cultura”

Imagem 13: Publico da palestra: “Diagnose nutricional de grandes cultura”
Imagem 14: Visão geral do stand PET

Imagem 15: Visão geral do stand PET

Imagem 16: Visão geral do stand PET

Igor Libório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.