quickbooks pro 2017 license quickbooks pro 2016 free download with crack - quickbooks pro 2016 free download with crack quickbooks desktop premier plus 2022 download adobe photoshop cc 2020 free for lifetime download ms teams desktop for windows 10 free download photoshop cs3 full version nero software download for pc windows 7 - nero software download for pc windows 7

Sêmen da raça araguaia começa a ser vendido no mercado.

Sêmen da raça araguaia começa a ser vendido no mercado.

Pecuaristas da divisa dos Estados de Mato Grosso e Goiás desenvolveram uma nova raça de gado de corte, a araguaia, que carrega características genéticas de três origens diferentes: a francesa blond d’aquitaine ,a indiana nelore e a brasileira caracu.

Os animais são alimentados, prioritariamente, em pastagens que têm sombras naturais de árvores nativas. Além de reduzir os impactos ao meio ambiente,  a seleção dá foco no bem-estar do gado. Resultado: a raça produz uma carne mais magra, considerada de alta qualidade e que pode ser rastreada pelo celular (leia no box mais abaixo).

A raça araguaia foi desenvolvida pelo pecuarista Raul Almeida Moraes Neto e pelo geneticista Gismar Silva Vieira na Fazenda Santa Rita, em Torixoréu (MT), que fica a 565 quilômetros da capital, Cuiabá.

Raça araguaia inaugura neste ano a venda de sêmen, enquanto  a punganur obteve o primeiro registro de animais na ABCZ  (Foto: Thinkstock)

Manejo por meio do replantio de árvores nativas, que garantem sombras para o bem-estar animal. “Quando se promove o sombreamento e a regeneração das árvores, o solo também é beneficiado. As raízes o protegem de erosões e trazem os nutrientes da camada mais profunda para a parte da superfície”, afirma Raul.

Ele explica que o gado com o bem-estar tem maior ganho de peso e torna-se mais fértil. “Produz uma carne mais macia, saborosa e suculenta”, diz.

“A grande demanda hoje é por produtos sustentáveis, que contribuam para a sustentabilidade do planeta. A árvore e o pasto absorvem o carbono da atmosfera e ainda fornecem alimentos para pássaros e insetos. Então, além de tudo, contribuímos com a fauna e a flora local”, acrescenta.

Na Fazenda Santa Rita, onde atualmente são criadas mais de 1.200 cabeças de araguaia, a alimentação dos animais é baseada em pastagem e complementada com ração. A meta para 2019 é que sejam abatidas pelo menos 500 cabeças.

A nova raça agrega as principais características das três que a originaram. Da francesa blond d’aquitaine (47%) incorporou a alta conversão alimentar e a musculatura farta e bem distribuída; da caracu (28%) tem a rusticidade e a elevada produção de leite, proporcionando bezerros mais pesados na desmama; e do nelore (25%) herdou a capacidade para se adaptar ao clima seco e de altas temperaturas típico do Cerrado.

Em 2013, a araguaia teve seu registro concedido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Fonte: Revista Globo Rural

Eduarda Santana Soares

Bolsista PET AgroFlorestal CPCS e Discente de Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.