Reciclagem em Chapadão do Sul

O ser humano produz lixo a todo momento é inevitável não produzir, mas é de suma importância ter consciência e escolher a forma mais sustentável para não agredir tanto o Planeta. Segundo a reportagem de Jean Carlos Miranda, do departamento de ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cada pessoa produz cerca de 300 quilos de lixo por ano, e nada desse lixo é ‘’jogado fora’’, pois nada se joga ‘’fora’’ todo lixo que produzido fica no meio ambiente por muitos e muitos anos.

O plástico é um grande exemplo disso, pois demoram a se decompor e quando se decompõem, transformam-se em petropolímetros, que são substâncias altamente tóxicas, contaminando as águas e o solo. O descarte inadequado desse produto é o que mais preocupa, pois acabam sendo jogados em rios, lagos e mares prejudicando sua fauna. Ao ser enterrado pode-se prejudicar o solo e os lenções freáticos assim fazendo estragos irreversíveis a natureza.

A reciclagem vem para diminuir todo esse impacto, pois com ela ajuda a diminuir o lixo do Planeta sem agredir tanto a natureza. Mas para ela acontecer a população tem que dar o primeiro passo e cobrar de seus governantes uma coleta seletiva em suas cidades e estados, pois é com ela que tudo começa, pois há um grande caminho para reciclagem, não basta apenas separar o lixo, envolve muitas pessoas e empresas para fazer isso acontecer de fato.

Na cidade de Chapadão do Sul -MS a prefeitura visando seu desenvolvimento já adquiriu o projeto de coleta seletiva, agora conta com sua população para ganhar força e fazer dar certo. Toda Quarta-feira acontece a coleta seletiva, visando a ajuda da população a jogar apenas o lixo sólido coletado durante a semana.

Para que isso dê certo precisa que toda população se conscientize e separe em caixas ou sacolas todo o lixo reciclável que usou durante a semana (plástico, vidro, papel e alumínio) e deixe separados os orgânicos em outro recipiente e seja jogado fora em outros dias ou até mesmo feito a compostagem e vire adubo para as plantinhas ou hortas.

Já os lixos de entulhos, galhos, eletrodomésticos e móveis tem seus dias específicos e diferentes, disponibilizados no site da prefeitura e nas redes socias, caso isso atrase ou não ocorra basta ligar nos números (67) 9 9836-1136 ou (67) 3562-6645 que eles darão todas as informações necessárias.

Chapadão também tem um projeto com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos que faz coletas de pneus uma vez por mês na cidade, onde o caminhão da Reciclanip, Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis fica localizado em um certo local e a população e empresas podem estar levando até lá todos os pneus descartáveis. Todas as informações de qual dia e onde será a coleta fica disponível no site da prefeitura http://www.chapadaodosul.ms.gov.br/