cs3 photoshop free download setting up xero authenticator on new phone ms teams download for windows 10 64 grammarly plug in microsoft edge download photoshop cs 10 free full version zerodha forgot user id

Percevejo considerado praga na Ásia é encontrado no Brasil

Percevejo considerado praga na Ásia é encontrado no Brasil

               O percevejo Ethersina fullo é encontrado de modo habitual no Sudeste da Ásia e se alimenta de até 57 plantas diferentes. Recentemente foi publicado um estudo internacional em junho de 2020, indicando que a espécie é uma importante praga na China, sendo causadora de danos econômicos a plantações de kiwi, pêssego, maçã e romã.

               No Brasil, a uma grande diversidade de plantas nativas e cultivadas, deixando-o em alerta, pois o percevejo Ethersina full tem um vasto hábito alimentar e pode se adaptar facilmente, motivo que também contribui para a expansão da espécie. Além disso, outro fator que pode contribuir para a adaptação desse percevejo é o clima, que é tropical. A temperatura elevada, contribui para a reprodução adequada, sendo que o percevejo não precisa hibernar, caso que aconteceria se estivesse em um país predominante frio.

                O percevejo Ethersina fullo, foi encontrado por um estudante de biologia em Santos no litoral de São Paulo, mas o primeiro encontro já registrado foi em novembro de 2020, pelo estudante Yan Lima e Silva, onde tirava algumas fotos do bairro em que mora. Ele é fotografo amador e costuma fotografar animais invertebrados. Portanto, ele acabou fotografando o percevejo Ethersina fullo, como não entende muito desse tipo de animal, ele acabou publicando a fotografia numa rede social iNaturalist, voltada à ciência.

                Algum tempo, após a postagem o mestre em biologia animal pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Ricardo Brugnera entrou em contato com estudante, interessado pela espécie e pediu para que ele coletasse um indivíduo, caso encontrasse novamente. Em fevereiro, o estudante Yin Lima e Silva encontrou novamente o indivíduo, na mesma arvore, podendo fazer a coleta.

               Então a partir da coleta, ele e o pesquisador criaram um grupo de estudos, para saber como o percevejo se comportaria num terrário. Segundo Brugnera, a suspeita é de que o animal tenha chegado ao país através de contêineres, pelo Porto de Santos, já que a maior incidência de aparição do percevejo ocorre em bairros próximos. Ate ao momento, foram localizados em praças públicas nos bairros Aparecida, Embaré, Ponta da Praia e Macuco, tendo conhecimento de cincos indivíduos, porém, ainda não confirmados que se trata da mesma espécie.

               O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou que está investigando o percevejo Ethersina fullo e aguarda o resultado da análise laboratorial. Após a confirmação, será iniciada a segunda fase da investigação, que visa eliminar o foco da praga e fazer levantamentos para delimitar a área afetada.

               A região de Santos é de alto risco de surgimento de novas pragas. Portanto, a inspeção dos produtos agrícolas e outras vias de disseminação de pragas, faz parte da rotina do trabalho realizado pela Vigilância Agropecuária do Mapa (Vigiagro). Além disso, é realizada frequentemente a inspeção de matérias em portos e aeroportos de forma preventiva, com ações para identificar, de forma ágil, qualquer praga.

Fonte: g1 

Lauani Fidelis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.