any desk app free download for pc teams in vdi environment discord download pc windows 10 gratis free download photoshop cs2 download photoshop 2016 jalan tikus

O que é agricultura de precisão?

O que é agricultura de precisão?

Agricultura de precisão (AP) é a forma mais precisa de monitorar as atividades agrícolas, através da utilização de tecnologias avançadas. A partir de dados coletados das áreas geograficamente referenciadas, se torna possível a implementação da automação agrícola, além de tornar mais assertiva a tomada de decisão.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) , a agricultura de precisão colabora no processo e análise de dados, auxiliando no entendimento das condições ideais para o cultivo das principais culturas agrícolas.

Embora, tenha chegado no Brasil no início dos anos 90, por meio da utilização de máquinas agrícolas com receptores GNSS (Global Navigation Satelite System), hoje se tem visto cada vez mais forte a utilização das mais diversas ferramentas advindas da agricultura de precisão.

Pode se considerar agricultura de precisão toda prática que tenha a ação com objetivo de assegurar condições ideais à lavoura, seja por meio de aplicação de defensivos, monitoramento de pragas/doenças, irrigação e entre outros.

Mas você pode se perguntar, que vantagens posso ter na minha propriedade com a adoção da agricultura de precisão?

Veremos ver a seguir quais vantagens a AP pode trazer para controle e aumento da produtividade para sua lavoura.

A agricultura de precisão pode ser utilizada em todos os cultivos possíveis, onde, podemos ver sua utilização nas culturas do milho, soja, café, cana, feijão e até mesmo em pastagens. Sendo comumente utilizada para monitorar a aplicação de fertilizantes, irrigação, falhas de plantio, competição com outras espécies e doenças das plantas.

Mas, vale ressaltar que que AP é um sistema que gere as lavouras em todos os seus aspectos, na procura de garantir a sua produtividade. Dessa forma, quanto maior número de dados coletados, maior será a assertividade na decisão e economia do sistema produtivo. Isso garante ao produtor uma melhor gestão de sua propriedade, quanto a utilização dos insumos e de manejo, economizando tempo e dinheiro, consequentemente o aumento da produtividade e sustentabilidade da lavoura.

Fonte: Agropós

Lilian Carine Flach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.