O impacto da fast fashion no meio ambiente

A fast fashion é basicamente uma moda temporária, onde os produtos são feitos de forma rápida, em grande escala e de qualidade inferior, para assim serem consumidas imediatamente e logo descartados. Já é um grande impacto na natureza essa tendência, pois por serem feitas para o descarte rápido gera um grande volume de lixo desnecessário no planeta, e não existe o termo ‘’jogar fora’’ pois nada é jogado fora, tudo que é descartado fica no planeta Terra, são poucos os produtos que são recicláveis e os que não chegam a isso demoram décadas para serem degradados, fora que muitos matérias não são biodegradáveis assim gerando grande impacto no solo.

A fast fashion é famosa por serem peças muito baratas assim sendo atrativos para os consumidores, mas as marcas que a produzem geralmente não são claras em questões de como é o processo de fabricação e mão de obra, assim gerando duvidas e questionamentos.

Os principais materiais que são feitas essas peças são os tecidos sintéticos e o mais usado é o poliéster que é polietileno tereftalato (PET), o mesmo material que se usa para fabricação da garrafinha PET. Porém as peças não podem ser recicláveis pois na fabricação misturam porcentagens minúsculas de outras fibras que impedem esse processo. Outro grande impacto nessa fibra sintética é na hora da lavagem, onde em cada lavagem a peça solta 1900 fibras de microplástico assim contaminando ainda mais o meio ambiente.

Então na hora de ir as compras pense consciente e coloque na balança se realmente vale a pena todo investimento, sendo assim escolhe peças de qualidade e que sejam biodegradáveis, o Planeta Terra agradece.