Mini Curso ILPF

Mini Curso ILPF

 

Com avanço do monocultivo e pecuária extensiva, sistemas potencialmente causadores de degradação ambiental, novos conceitos de sustentabilidade para o agronegócio tem sido um tema bem discutido na atualidade visando diminuir os efeitos danosos da monocultura e pecuária. Com base nisso realizou-se um mini curso sobre sistemas integração lavoura pecuária floresta na 1° semana de estudos acadêmicos do campus Chapadão do Sul da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

 No Brasil, as áreas de lavouras temporárias ocupam cerca de 44 milhões de hectares e as áreas de pastagens naturais e plantadas cerca de 159 milhões de hectares (IBGE, 2009). Os sistemas: ILPF (Integração Lavoura Pecuária Floresta); ILP (Integração Lavoura Pecuária); IPF (Integração Pecuária Floresta) e ILF (Integração Lavoura Floresta), são sistemas de integrações de culturas numa mesma área, sucessivamente e/ou em conjunto, com objetivo na mudança do sistema de uso da terra, fundamentando-se na integração dos componentes do sistema produtivo, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade. Portanto, apresenta-se como uma estratégia para maximizar efeitos desejáveis no ambiente, produtividade com a conservação de recursos naturais no processo de intensificação de uso das áreas já desmatadas no Brasi. Portanto o objetivo do mini curso foi oferecer uma visão sistêmica sobre os Sistemas de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF).

O mini curso com carga horária de 8 horas que aconteceu nos dias 17/10/18 e 18/10/18 das 13:00 às 17:00, horário local, foi ministrado pelo Professor MSc. Andrisley Joaquim da Silva da  UNIFIMES Engenheiro Florestal.

Título: Introdução aos Sistemas de ILPF

Conteúdo programático: 1. Histórico e perspectivas para o desenvolvimento sustentável 2. Sistemas de integração lavoura, pecuária e floresta; 3. Implantação do Componente Florestal; 4. Implantação do Componente Agrícola; 5. Implantação do Componente Animal; 6. Benefícios do Sistemas de ILPF;

Então, uma visão sistêmica passada pelo professor é que os sistemas ILPF são sim rentáveis mas carece de um estudo técnico à priori, visando atender as particularidades da área a ser implantado o sistema e interesses do produtor em relação à distribuição dos produtos resultantes do sistema para o mercado: logística; demanda de mercado regional; acessibilidade à recursos indispensáveis para a implantação e condução do sistema dentre outros.

Autor: Webert Gonçalves

Regimar Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *