Meio Ambiente x Ser Humano

Fonte: Google

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente é anualmente em 5 de junho, e foi escolhida pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) colocando como referência à Conferência de Estocolmo, a qual foi a primeira grande reunião de chefes de estado para discutir questões ambientais.  Em 2021, o tema da campanha é “Restauração de Ecossistemas”, focado em conscientizar as gerações atuais sobre a importância de preservar a natureza.

Na busca de um equilíbrio entre o planeta e as ações prejudiciais causadas pelo ser humano, auxiliando ainda mais a lei da entropia , tem se estudado e determinado medidas mitigadoras, a fim de quê possamos usufruir de todos os recursos naturais do planeta em integralidade mas também sermos racionais, para que, as próximas gerações também se disponham deste recursos na mesma qualidade que a geração presente se utiliza.

Mas isso não se tem refletido, pois a cada segundo o planeta grita por socorro, e em contra partida, a sociedade anseia sanar tudo que lhe for preciso ou desejado, esquecendo-se que, sua vida e sobrevivência dependem do próprio planeta. A imagem a seguir retrata uma das maiores catástrofes ambientais do planeta, ocorrida em Brumadinho causado por despojos de mineração.

Fonte: Google

Devemos nos atentar mais a situação ambiental atual de nosso planeta, pois, ao contrário do que se pensa, muitas medidas implantadas ainda não são suficientes para minimizar os impactos ambientais que são causados avaliando-se a velocidade com que ocorrem.

Diversas organizações, empresas privadas e públicas, universidades e parte da sociedade, tem trabalho muito na busca da conservação e restauração do meio ambiente, mas muito ainda precisa ser feito globalmente para frear a degradação ambiental.

Um dos fatores mais preocupantes para o meio ambiente é o desmatamento das matas nativas. E é um problema que diz respeito especialmente ao Brasil, onde está localizada a maior parte da Floresta Amazônica. O bioma representa um terço de todas as florestas tropicais do mundo e é fundamental para o equilíbrio climático do planeta. Mas a situação é crítica: segundo o World Resources Institute (WRI), o mundo perdeu 4,2 milhões de hectares de florestas tropicais primárias em 2020, um aumento de 12% frente a 2019. E o Brasil foi responsável por 1,7 milhão de hectares perdidos (Revista Galileu/Globo).

Fonte: Google

As outras causas consideradas como de extrema importância a serem discutidas são a qualidade do ar que foi considerada como péssima, causada pela liberação de gases de efeito estufa, a temperatura média do planeta subiu 1,2° C, aumentando assim o calor no planeta, acarretando o derretimento de calotas polares, gerando riscos de inundações em cidades costeiras, sendo este um dos fatores citados. E por fim, e sendo de consideração crítica para a diversidade biológica do plante, chegou-se a marca de 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção.

Por outro lado, advindo de intensa conscientização e mobilização, parte da sociedade tem trabalho para minimizar esses impactos ambientais com ações de sustentabilidade, como recuperação de áreas degradadas, restauração e recuperação de nascentes através das Áreas de Preservação Permanente – APPs, maior fiscalização e rigor sobre desmatamento, buscando fontes de energias renováveis, reciclagem e reutilização de materiais descartáveis para produção de materiais reciclados, e aderindo um modo de vida mais sustentável, optando por caminhadas, bikes ou transportes coletivos, diminuindo assim a liberação de gases estufa.

Por fim, podemos aderir várias práticas sustentáveis que cada indivíduo pode fazer e gerar um resultado melhor no todo, garantindo assim a sobrevivência e bem estar do planeta. As principais são:

1 – Economizar água;

2 – Respeitar o solo e não poluir também é sustentabilidade;

3 – Não contribuir com a extinção e fauna silvestre;

4 – Economize energia ou opte por fontes sustentáveis;

5 – Redução do Consumismo;

6 – Reutilize;

7 – Recicle;

8 – Use transporte sustentável;

9 – Proteja o Meio Abiente;

10 – Divulgar a Sustentabilidade Ambiental, etc.