discord app windows 10 ms teams login portal download teamspeak soft98 - download teamspeak soft98 descargar filezilla server windows 10 - descargar filezilla server windows 10 photoshop free download crack 2020

LiDAR e usos florestais

LiDAR e usos florestais

LiDAR, um perfilamento a laser, Light Detection and Range. Ferramenta utilizada para monitorar e planejar florestas por meio de um sistema de sensoriamento remoto, fornecendo informações de alta resolução, 3D, a partir de vôos sobre a floresta.

fonte: CIflorestas

Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela EMBRAPA, em parceria com outras instituições, que permite que o usuário planeje e monitore operações relativas ao manejo florestal, estimar biomassa, volume e estoques de carbono das florestas amostradas. Torna possível determinar, com muita precisão, estruturas de vegetação, redes de drenagem, topografias e impactos ambientais em florestas nativas. Facilitando o trabalho de monitorar e gerenciar grandes florestas.

” O termo LiDAR se refere ao uso de escaneadores laser, que transformam as superfície dos elementos escaneados numa nuvem digital de pontos 3D. Essas nuvens, ao serem computacionalmente analisadas, geram estimativas bastante precisas de parâmetros florestais de grande interesse para o profissional florestal”, explicou o professor Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, docente e pesquisador do PCF/Esaq/USP á revista eletrônica B.Forest.

Essa ferramenta, com toda sua versatilidade, consegue medir de maneira exata tanto a estrutura da cobertura florestal, copas das árvores, quanto o terreno abaixo, se tornando uma solução é muito mais rentável e permite avaliações em grande escala. O LiDAR fornece uma leitura detalhada das dinâmicas florestais, capacitando as organizações a recolher dados significativos e mais relevantes, atuando desde a administração florestal até a silvicultara de precisão. 

 A tecnologia do LiDAR pode ajudar muito no monitoramento do desmatamento ao identificar as áreas de floresta afetadas pela ação humana. É possível utilizá-lo para medir tridimensionalmente a estrutura da copa das árvores, incluindo sua altura e diversidade, como folhas e galhos. Os dados podem até mesmo impactar nos projetos de proteção à Amazônia, maior floresta tropical do planeta, transformando por completo as soluções florestais. Por todo o mundo, bombeiros estão descobrindo os potenciais da tecnologia do LiDAR para prevenir e monitorar incêndios em florestas, pode-se observar padrões na ocorrência de incêndios e classificar áreas pelo nível de risco, assim medidas de prevenção e manutenção eficientes podem ser tomadas mais rápida.

PIXFORCE

Fonte: B.Forest, EMBRAPA, PixForce

Eduarda Santana Soares

Bolsista PET AgroFlorestal CPCS e Discente de Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.