Impacto financeiro da geada sobre lavouras

Impacto financeiro da geada sobre lavouras

Representantes da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se reuniram com seguradoras na última sexta-feira, 23. A pauta da reunião girou em torno dos impactos que as geadas vêm causando para as plantações. 

 Segundo o diretor do Departamento de Gestão de Riscos, Pedro Loyola, os dados sobre o número de acionamento de seguro ainda são preliminares. “A gente ouviu das empresas como estavam as culturas mais afetadas em termos de pedidos de acionamento de seguro, que ainda estavam chegando”. 

Ainda de acordo com o diretor, as seguradoras já relataram que os danos causados da geada tiveram mais impacto nas plantações de milho safrinha, frutas, hortaliças e café. Outra fonte relatou que as seguradoras estão “preocupadas” com a situação.

Loyola completou dizendo que grande parte dos agricultores não acionaram os seguros porque estão esperando para avaliar as perdas. “O produtor, às vezes, não pede na mesma semana que aconteceu o problema, o acionamento. Está aguardando para verificar os danos da geada”. 

O diretor também disse que a reunião contou com a colaboração de um meteorologista, que articulou sobre as ocorrências do fenômeno climático e as previsões de geadas para os próximos dias. 

 

Por: Maria Giulia Hayashi

Fonte: Canal Rural 

 

Maria Giulia Hayashi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.