FEIRA DAS PROFISSÕES: UMA AÇÃO DO PET AGRONOMIA E ENGENHARIA FLORESTAL

Ocorreu nessa última quarta e quinta, dias 28 e 29/08, no campus CPCS da UFMS, a última etapa do projeto Feira das Profissões organizado pelo grupo PET Agronomia e Engenharia Florestal e coordenado pelo Prof. Dr. Cassiano Garcia Roque com auxílio de Professores, técnicos e alunos do Campus. Este ano o projeto chegou em sua 5° edição, com objetivo de proporcionar aos concluintes do ensino médio uma oportunidade em conhecer os cursos oferecidos e mercado de trabalho, assim facilitando no processo de decisão em um curso universitário, com enfoque principalmente em Engenharia Florestal, Agronomia e Administração, visando também aproximar a comunidade ao campus.

Diante das decisões impostas aos concluintes do Ensino Médio em decidir seu futuro é comum dúvidas e incertezas surgirem, a Feira de Profissões pretende orientar os alunos do Ensino Médio sobre os cursos oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul, bem como as possibilidades no mercado de trabalho. Com estas informações, os estudantes poderão tirar dúvidas, conhecer mais sobre os cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, e possivelmente, optar em seguir carreira nos mesmos. Existe uma grande procura de candidatos residentes em outros Estados por esses cursos nesse campus, em contrapartida, há moradores locais que nunca visitaram a nossa Instituição de Ensino Superior. Portanto, além da orientação em sua escolha profissional, o projeto aproxima a comunidade e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Muito mais que informações, o projeto apresentou a estrutura do campus, mostrando parte da rotina diária do Campus.

O evento foi divido em duas partes, onde na primeira etapa, foram ministradas palestras, por integrantes do grupo PET, em cada uma das escola do município, tratando de temas relacionados aos cursos, estrutura do campus, formas de ingresso e auxílios e bolsas. Essas palestras ocorreram entre os dias 5 e 9 desse mesmo mês. A segunda parte foi uma visita ao Campus, com a finalidade de mostrar as dependências do Campus de Chapadão do Sul, sendo que foram visitadas as dependências dos laboratórios de Solos, Sementes, Propagação de Plantas, Entomologia, Fitopatologia, Engenharia Florestal, Salas de Aulas, Galpão de Máquinas, Laboratório de Agricultura de Precisão e área experimental além de proporcionar vivência com o dia a dia dos alunos dos cursos.

Visita a área experimental
Laboratório de solos

Foram recebidos no campus cerca de 190 alunos, da rede pública e privada de ensino dessa cidade, em dois dias de visitação, sendo que, na quarta-feira (28/08/2019) foram recebidos alunos dos colégios particulares CEPE:  20 alunos e ATHENAS:  24 alunos e da Escola Estadual Augusto Krug: 50 alunos. Na quinta-feira (29/08/2019), alunos do assentamento Pedra Branca: 27 alunos, Escola Estadual Jorge Amado: 40 alunos, e colégio particular MAPER: 20 alunos.

Em conjunto ocorreu a apresentação do projeto Solo na Escola, coordenado pela Profª. Drª Meire Silvestrini Cordeiro, mostrando para os alunos a importância do solo para a vida e principalmente para a ciências agrárias.

Desde o início das primeiras edições do projeto, temos verificado   que o número de aluno de origem dessa cidade tem aumentado a cada ano no Campus.Assim esse projeto está trazendo resultados visíveis e aproximando cada vez mais a rede de ensino e a comunidade com o Campus, fazendo cumprir o nosso compromisso de contribuir com a comunidade inserida.

Veja um resumo do que foram esses dois dias de visitas ao Campus:

APOIO:

Loayne Carvalho