Energia Solar no Meio Rural

Ter Energia Solar é ter visão de futuro e o produtor rural não está ficando de fora dessa! Além da sustentabilidade por ser uma energia renovável é também a energia mais economicamente viável para quem trabalha no campo, os módulos fotovoltaicos  não só abastece a energia das casas e galpões como também pode ser usado na irrigação assim trazendo grande vantagem tanto economicamente quanto para a agricultura, podem-se destacar como vantagens da automação de sistemas de irrigação os seguintes fatores: diminuição da mão de obra, possibilidade de irrigação noturna sem necessidade de acompanhamento, diminuição da potência de acionamento, diminuição do custo de bombeamento, precisão nos tempos e turnos de irrigação e eficiência na aplicação da água, melhor controle dos nutrientes e consequente melhoria na produção.

A energia solar conta com módulos fotovoltaicos que instalados na propriedade tem duração de vida de 25 anos e baixa manutenção. Embora seu valor seja elevado e, por consequentemente, não tão atrativo financeiramente, pode-se afirmar que, a longo prazo, os painéis fotovoltaicos podem ser economicamente mais vantajosos, uma vez que não se é necessário pagar taxa de transmissão de energia à concessionária, é uma fonte livre de impostos, além da tendência que se tem na queda dos valores da produção de energia solar. Hoje já existe bancos que disponibiliza o financiamento para o produtor rural a ter sua energia solar como o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Santander, Banco da Amazônia, entre vários outros.

Fontes: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: UMA APLICAÇÃO NA IRRIGAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR

VIABILIDADE ECONÔMICA X VIABILIDADE AMBIENTAL DO USO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO CASO BRASILEIRO: UMA ABORDAGEM NO PERÍODO RECENTE