Embrapa lança tecnologia de cultivares de soja resistentes a percevejos

Embrapa lança tecnologia de cultivares de soja resistentes a percevejos
Percevejos em plantação de soja . Foto : Antonio Costa

A Embrapa SOJA durante a 37ª Reunião de Pesquisa de Soja que aconteceu na última semana de Junho em Londrina, em público anunciou a criação de uma linha de variedades de soja que pode auxiliar o produtor no manejo integrado dos percevejos, uma das principais pragas ocorrentes na cultura já que seu potencial de dano é direto tanto na produtividade e na qualidade dos grãos e das sementes.

O pesquisador Carlos Arrabal Arias, líder do programa de melhoramento genético de soja da Embrapa, e responsável pelo desenvolvimento de genótipos resistentes a insetos diz que a tecnologia Block, como foi apelidada, amplia a proteção da lavoura ao ataque dessa praga.

“As cultivares com a genética Block têm maior tolerância aos percevejos, o que minimiza a ação destrutiva da praga. Porém, a tecnologia não dispensa o uso de inseticidas, mas permite uma melhor convivência com os insetos no campo”, enfatiza Arias.

Isso permitirá com que o produtor possa conviver com os insetos que sugam as vagens e os grãos durante um maior tempo. Segundo Arias, o nível tolerável de percevejos atualmente é de dois insetos por pano de batida. A nova cultivar consegue suportar pelo menos o dobro de percevejos, sem afetar a produtividade.

A primeira cultivar de soja com essa tecnologia é a BRS 1003IPRO, ela é indicada para os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Além de preservar o potencial produtivo, a cultivar tem “moderada” resistência ao nematoide de galha Meloidogyne javanica e suporta bem as principais doenças da soja como o cancro da haste, mancha olho-de-rã e podridão radicular de fitóftora.

As sementes da nova cultivar devem estar disponíveis para o mercado já na próxima safra, ciclo 2019/20.”


Fonte: Gazeta do Povo e Sociedade Nacional de Agricultura.




Mariana Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.