Desmatamento

Desmatamento

Desmatamento, também chamado de desflorestamento, consiste na retirada da cobertura vegetal parcial ou total de um determinado lugar. Enquanto alguns enxergam essa prática como uma ação necessária ao suprimento das necessidades do ser humano, outros apontam o desmatamento como um dos maiores problemas ambientais da atualidade.

Fonte: Google

A retirada da cobertura vegetal está relacionada a diversas causas, como a urbanização, mineração e expansão do agronegócio, e seus impactos são inúmeros.

Causas do desmatamento

A exploração dos recursos naturais acontece desde os primórdios da humanidade. Contudo, na medida em que a sociedade desenvolveu-se, essa exploração intensificou-se, colocando em risco o equilíbrio do planeta e comprometendo o suprimento das gerações futuras.
A questão do desmatamento tomou grandes proporções a partir da Revolução Industrial.

O desmatamento pode ser atribuído a diversas atividades, sendo essas, em sua maioria, antrópicas. A retirada da cobertura vegetal está relacionada, por exemplo, com a expansão do agronegócio; com o extrativismo animal, vegetal ou mineral; com a necessidade de explorar matéria-prima para atividades de todos os setores da economia; com a urbanização referente ao aumento das cidades; e também com atividades ilegais que envolvem queimadas propositais e até mesmo exploração de áreas de conservação para fins pessoais, como especulação fundiária.

Fonte: Google

Tudo começa com uma estrada, em geral clandestina, que leva as motosserras para dentro da floresta e traz as toras de volta às serrarias. O solo à esquerda já passou por um corte raso, que poderia muito bem se chamar arraso. Não deixa nada em pé. Sobraram apenas restos de mato, que serão queimados para que ele fique como o terreno da direita, “limpo”, pronto para receber sementes de grãos ou de pasto para gado. A imagem foi feita por Manoel Francisco Brito, em maio, num sobrevôo pelo norte do Mato Grosso à bordo do avião do Greenpeace, com uma câmera Canon D-10 equipada com lente zoom 70mm-210mm.

Wilian Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.