Caminhos do Engenheiro Florestal – SILVICULTURA

A Prof. Dr. Ana Paula Leite de Lima é Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPCS, tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: desrama artificial, ecofisiologia florestal, arquitetura de copa e manejo Florestal.

Segundo ela, o profissional que opta por trabalhar com silvicultura, se dedica ao cultivo de espécies florestais, que podem ser nativas ou exóticas, em áreas urbanas ou rurais. Assim, o silvicultor pode desempenhar diversas atividades tais como:

– Escolha da espécie / material genético a ser plantado, considerando as características de clima, solo, entre outros, da região onde se deseja implantar o plantio florestal;

– Produção de mudas de qualidade;

– Preparo da área de plantio;

– Combate às formigas cortadeiras e de plantas daninhas;

– Plantio e adubação;

– Aplicação, quando recomendável e ou necessário, de tratamentos silviculturais, como desrama artificial (poda de galhos) e desbaste florestal (remoção das árvores inferiores). Estes tratamentos são aplicados quando se desejar produzir madeira mais grossa e com qualidade superior (sem nós na madeira)

– Planejamento da colheita.

Em relação ao perfil profissional no mercado de trabalho, ela diz: O profissional deve gostar de trabalho no campo, ser dinâmico, saber trabalhar em equipe, saber ouvir e, que consiga transitar por todos os subsetores da silvicultura. Desde o planejamento estratégico, passando pelo viveiro florestal e, indo até a colheita.

Para aqueles que têm interesse de seguir na área o conselho, segundo ela, é:

Faça Engenharia Florestal. Este curso te permite trabalhar desde a conservação e a preservação de florestas nativas, meio ambiente (de modo geral) e, a produção florestal. E, durante a graduação, seja curioso, ativo, se envolva com pesquisas da área florestal e faça muitos estágios.