Caminhos do Engenheiro Florestal – MENSURAÇÃO FLORESTAL

O Prof. Dr. Gileno Brito de Azevedo é um Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPCS, É um Engenheiro Florestal, com mestrado e doutorado em Ciências Florestais. Ele oferta as seguintes disciplinas:
- Biometria Florestal (Dendrometria);
- Inventário Florestal;
- Manejo Florestal;
- Dendrologia.
Dentro das grandes áreas da Engenharia Florestal, as principais áreas de atuação dele são a Mensuração e o Manejo Florestal. Atualmente ele desenvolve e participa de pesquisas relacionadas principalmente as seguintes áreas:
- Quantificação dos recursos florestais de áreas naturais e plantadas;
- Monitoramento do crescimento de florestas nativas e plantadas;
- Modelagem do crescimento e produção florestal em diferentes condições de manejo;
- Silvicultura e produção de mudas florestais.
Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal com ênfase nas áreas de Mensuração e o Manejo Florestal.
Para a atuar na área de Mensuração o que e necessário?
A maioria das vagas e ofertas de emprego na área exige apenas a graduação em Engenharia Florestal, mas é importante destacar que também há vagas específicas para profissionais com pós-graduação e/ou especialização na área.
Para atuar especificamente na carreira Docente em algum Curso de Engenharia Florestal em Universidades Federais, atualmente, a maioria dos editais de concursos públicos especifica que o candidato tenha doutorado em Engenharia Florestal ou áreas afins.
Quais são as atividades desempenhadas por quem escolhe por essa área de atuação?
O Engenheiro Florestal possui diversas áreas de atuação. Para aqueles que pretendem trabalhar com Mensuração e Manejo Florestal, as principais atividades desenvolvidas são:
– Planejamento e execução de inventários florestais (avaliações quali-quantitativas dos produtos florestais madeireiros e não madeireiros, de florestas nativas e plantadas);
– Desenvolvimento de técnicas, métodos e ferramentas aplicadas na quantificação dos recursos florestais;
– Elaboração, execução e supervisão de projetos de implantação de espécies florestais nativas e exóticas;
– Elaboração, execução e supervisão de planos de manejo em florestas nativas;
– Monitoramento do crescimento de florestas nativas e plantadas;
– Construir modelos de crescimento e produção florestal para uso no planejamento florestal (realizar prognoses da produção, simular desbastes, etc);
– Gerenciamento da produção florestal em diferentes etapas (desde os aspectos legais na fase de implantação até a colheita e transporte florestal);
– Análise da viabilidade de projetos florestais;
– Respeitar a legislação florestal;
– Promover o uso sustentável dos recursos florestais.
Perfil ideal para um profissional dessa área?
As principais características de profissionais que pretendem seguir as áreas de Mensuração e Manejo Florestal são:
- Gostar de trabalho no campo;
- Facilidade de trabalhar com números;
- Ter habilidades com ferramentas computacionais;
- Boa capacidade de comunicação;
- Trabalho em equipe;
- Ser dinâmico;
- Ser curioso.
Conselho / dica, para quem quiser seguir esse caminho.
Tenha responsabilidade com aquilo que se propôs a fazer. Se entrou em um curso de Engenharia Florestal, então lute para ser um “verdadeiro Engenheiro Florestal”, pois no mercado há vagas para todos aqueles que são bons profissionais e que estão dispostos a abraçar as oportunidades, independentemente de onde elas ocorram.
É sempre importante lembrar que a qualidade dos profissionais do futuro depende das atitudes que são tomadas hoje. Então, além de prezar pelos conhecimentos técnicos adquiridos nas diferentes disciplinas durante o curso, aproveite o período para realizar estágios, participar de projetos de pesquisa e/ou extensão, participar de eventos técnico-científicos e estabelecer contatos, aprender inglês, ter conhecimento do Pacote Office, entre outros.
Além disso ainda recomendo a busca por conhecimentos em ciência de dados e linguagens de programação, pois nessa área geralmente trabalhamos com grandes volumes de informações.
Conhecimento nunca é demais e hoje as empresas buscam cada vez mais por profissionais completos. Se você não está preparado, vai ter alguém preparado para entrar no seu lugar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0661224136635669
Algumas fotos que demonstram bem as atividades da mensuração florestal.





Obtenção da circunferência do tronco de árvores de seringueira.

Agradecimentos ao grupo: GEMFLOS (Grupo de Estudos em Mensuração Florestal e Silvicultura).