Caminhos do Engenheiro Florestal – Gestão Ambiental

Caminhos do Engenheiro Florestal –  Gestão Ambiental

A engenheira florestal Marina Foletto possui graduação em Engenharia Florestal pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Chapadão do Sul. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, na área de concentração em Sustentabilidade na Agricultura, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Cassilândia. Atualmente atua no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cassilândia, MS.

As atividades que desempenha como gestora ambiental são:

• Gerenciamento e desenvolvimento de projetos ambientais voltados para o licenciamento ambiental
  • Avaliação de Impactos Ambientais
  • Análise e elaboração de projetos para Arborização Urbana;
  • Elaboração de Políticas Públicas do Meio Ambiente;
  • Elaboração e implementação de Educação Ambiental;
  • Representação em Conselhos e Comitês voltados ao Meio Ambiente.

Seu dia a dia como gestora ambiental, em âmbito municipal, as atividades são variáveis e decorrem a partir das múltiplas demandas da administração pública. Através de reuniões são estipuladas as prioridades do município e as ações que serão desenvolvidas, como: elaboração de projetos, visitas a campo, acompanhamento de obras, a participação em reuniões e atender a processos burocráticos.

Estas são sempre voltadas a minimizar os impactos ambientais das atividades municipais, o atendimento das legislações pertinentes e as demandas da população.

Para aqueles que tem interesse em seguir esta área de trabalho o conselho segundo ela é:

É um caminho repleto de desafios, tanto no setor Público como Privado, sendo assim, considero importante o profissional ser otimista, prestativo, inovador, saber lidar com pessoas, estar preparado para tomar decisões importantes, motivado a conciliar o meio ambiente com as necessidades do ser humano buscando trabalhar os três pilares (ambiente, social e econômico) de forma sustentável, justa e acessível a todos. Além disso, considero importante sempre buscar se atualizar, independente da área de atuação.

Link currículo Lattes :

Gabriel Devolio