Caminhos do Engenheiro Florestal- Ecologia Florestal


A professora Ma. Monik Begname de Catro é docente na Universidade Estatual de Mato Grosso do Sul, e professora do Estratégia Concursos, empresa especializada em preparatórios para concursos públicos, tem experiência na área de engenharia de desenvolvimento com foco em projetos de melhorias em processos produtivos (colheita/silvicultura), modelagem preditiva de distribuição de espécies, com foco nas mudanças climáticas e suas consequências na distribuição de espécies arbóreas, legislação ambiental, avaliação de impactos ambientais e sistemas de informações geográficas.
Segundo ela, o profissional que opta por trabalhar com Ecologia Florestal, se dedica ao estudar a estrutura e o comportamento das florestas. Podendo desempenhar diversas atividades, tais como:
- Gerenciamento de unidades de conservação e preservação ambiental
- Estudo de impactos ambientais
- Elaboração de relatórios de impactos ambientais
- Manejo integrado de bacias hidrográficas
- Manejo da Fauna Silvestre
- Zoneamento ambiental
Em relação ao perfil profissional no mercado de trabalho, ela diz: O profissional deve ter interesse e respeito pela natureza, visão analítica, proatividade e senso de responsabilidade, o profissional que deseja trabalhar com meio ambiente deve saber que a sua atuação envolve muita responsabilidade. Em algumas empresas e órgãos públicos, o trabalho inclui até mesmo a gestão de desastres ambientais, como os que aconteceram no Brasil nos últimos anos.
Para aqueles que têm interesse de seguir na área o conselho, segundo ela, é:
Faça Engenharia Florestal! E durante a sua graduação, seja dedicado, curioso, responsável e faça muitos estágios. O estágio te proporcionará conhecer a realidade da profissão, deixando claro aspectos práticos que não são tratados na vida acadêmica. Aproveite as oportunidades, estude, aprimore-se e boa sorte!
Link currículo Lattes: