Caminhos do Engenheiro Florestal- Ecologia Florestal

Caminhos do Engenheiro Florestal- Ecologia Florestal
Prof. Ma. MONIK BEGNAME

A professora Ma.  Monik Begname de Catro é docente na Universidade Estatual de Mato Grosso do Sul, e professora do Estratégia Concursos, empresa especializada em preparatórios para concursos públicos, tem experiência na área de engenharia de desenvolvimento com foco em projetos de melhorias em processos produtivos (colheita/silvicultura), modelagem preditiva de distribuição de espécies, com foco nas mudanças climáticas e suas consequências na distribuição de espécies arbóreas, legislação ambiental, avaliação de impactos ambientais e sistemas de informações geográficas.

Segundo ela, o profissional que opta por trabalhar com Ecologia Florestal, se dedica ao estudar a estrutura e o comportamento das florestas. Podendo desempenhar diversas atividades, tais como:

  • Gerenciamento de unidades de conservação e preservação ambiental
  • Estudo de impactos ambientais
  • Elaboração de relatórios de impactos ambientais
  • Manejo integrado de bacias hidrográficas
  • Manejo da Fauna Silvestre
  • Zoneamento ambiental

Em relação ao perfil profissional no mercado de trabalho, ela diz: O profissional deve ter interesse e respeito pela natureza, visão analítica, proatividade e senso de responsabilidade, o profissional que deseja trabalhar com meio ambiente deve saber que a sua atuação envolve muita responsabilidade. Em algumas empresas e órgãos públicos, o trabalho inclui até mesmo a gestão de desastres ambientais, como os que aconteceram no Brasil nos últimos anos.

Para aqueles que têm interesse de seguir na área o conselho, segundo ela, é:

Faça Engenharia Florestal! E durante a sua graduação, seja dedicado, curioso, responsável e faça muitos estágios. O estágio te proporcionará conhecer a realidade da profissão, deixando claro aspectos práticos que não são tratados na vida acadêmica. Aproveite as oportunidades, estude, aprimore-se e boa sorte!

Link currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/3648631715244547

Krissna Alves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.