ARDAC (ASSOCIAÇÃO DAS REVENDAS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NOS CHAPADÕES)

No dia 17/08/2018, 3 alunos petianos (Sérgio Pereira, Abel Pereira e Willian Meniti) juntamente com o tutor Cassiano Roque fizeram uma visita à entidade Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas nos Chapadões, localizada em Chapadão do Sul/ MS. O evento foi em função da comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo (18/08), contando também com a participação de alunos de educação fundamental da rede pública do munícipio.

Foram abordadas e tratadas pelo responsável …. questões referentes às etapas do trabalho realizado, desde o recolhimento das embalagens de produtos químicos do campo até a destinação final. Parte do material (que foi tríplice-lavado pelos produtores) é prensado em blocos de até 60 kg e direcionados para empresas de reciclagem. Já aqueles contaminados com produtos químicos são prensados (blocos de 60 kg) e encaminhados para incineração nos estados de MG e RJ. Calcula-se uma média anual de 50 carretas de material retirado e corretamente destinado. Além disso, as missões e objetivos sociais da instituição com a comunidade, finalizando com instruções referentes à importância do uso de equipamentos de proteção individual.

A visita foi de grande valia afim de conhecimento de trabalhos de práticas conservacionistas na região e para conscientização da importância da destinação correta de embalagens de agrotóxicos.

Cassiano Garcia Roque